O que é propósito de vida?
Por um momento, deixe seus problemas de lado. Suas dúvidas, doenças, dificuldades financeiras, brigas, etc.
Agora pensa no seguinte, a vida é só isso?
Não claro, temos também festas, viagens, cinema, não é mesmo?
Mas ainda assim, é só isso? Ou estou triste com meus desafios ou estou feliz, para amenizar a tristeza que vivo? Será que isso é tudo?
Imagina que você vá a uma loja especializada em plantas e adquira uma semente de uma linda flor. Você compra um vaso para plantar, terra e adubo. Chegando em casa você distribui a terra no vaso, coloca um pouco de adubo, coloca a semente e molha a terra.
O que você espera que aconteça? O que espera dessa semente?
Será que ela vai conseguir se adaptar às condições de temperatura, umidade e iluminação da sua casa?
As raízes vão crescer sempre de forma igual ou vão buscar se adequar ao solo que você escolheu para que ela sobreviva?
Se você molhar demais ou de menos, desde que não seja de forma extrema, ela vai conseguir se adaptar? E com que finalidade? Porque a semente, e posteriormente essa pequena planta se desenvolveria?
Primeiro: você pode dizer que ela não tem escolha, e por isso ela faz o que a natureza impôs a ela.
Segundo: você pode dizer que ela vai se tornar aquilo que é esperado dela, pois sendo semente de uma flor, é isso que esperamos dela. Não esperamos uma fruta ou um legume, esperamos que essa semente se torne uma planta que de uma linda flor. Será que isso é o propósito dela?
E se durante esse processo, a quantidade de nutrientes não seja perfeita ou a iluminação ou ela sofre falta ou excesso de água? O que Darwin diria? Que a planta vai simplesmente desistir? Não vai florir?
Em casos extremos sim, a planta pode não conseguir cumprimir sua missão. Por uma excessiva falta de nutrientes, ela pode não dar a flor que você esperava. Se ela soubesse pedir, ela poderia solicitar a você mais água, mais nutrientes ou menos luz, mas infelizmente ela não consegue fazer isso.
Em situações adversas, a planta irá se adaptar, vai cumprimir sua missão usando os recursos que tem, buscando sempre dar o seu melhor, para um dia, após toda uma vida, dar uma flor. A flor que você tanto esperava e nesse momento, a única coisa que você quer é apreciar toda essa beleza que a flor trouxe para você, na esperança que ela dure o máximo possível, até que o ciclo se inicie novamente.
E você? Qual é a sua flor, seu propósito? Será que água, adubo e luz é o fim ou apenas o meio para que você consiga cumprir sua missão de vida?
Somos seres muito mais complexos do que uma flor, mas talvez, nossa finalidade não seja muito diferente. Talvez, tenhamos que utilizar os recursos que nos são disponibilizados, bons e ruins, e utilizar tudo isso como aprendizado para chegar a um objetivo maior.
Não sei o que está acontecendo agora na sua vida, talvez esteja tudo bem e essa zona de conforto não deixe você ver qual é sua missão, talvez você esteja sofrendo situações extremas, que também não permitam você enxergar sua missão ou talvez você tenha percebido, que não importa se está um Sol muito quente ou um clima agradável, independente do que lhe é apresentado, o mundo precisa que você cumpra sua missão.
E se você não sabe qual é seu papel no mundo, comece por aí, inicie nessa jornada de autoconhecimento em busca do seu real papel no mundo.